Marãiwatsédé, a terra indígena mais desmatada da Amazônia

Mapa do desmatamento acumulado na TI Marãiwatsédé, dezembro de 2012 / Crédito: Instituto Socioambiental/Geoprocessamento

A presença de invasores não indígenas na TI Marãiwatsédé fez com que ela se tornasse a terra mais desmatada da Amazônia Legal. Dados do Deter/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de outubro de 2012, consolidados no mapa ao lado pelo Instituto Socioambiental, mostram que o desmatamento avançou principalmente sobre a área do entorno da aldeia xavante.

Em reportagem publicada em dezembro de 2012, o jornal O Globo divulgou a informação de que, em 2011, Marãiwatsédé também foi considerada a terra indígena mais desmatada no país pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), do Inpe. Esses dados apontam que 71,5% da área foram desmatados até 2011. Nesse ranking, Marãiwatsédé é seguida pela TI Cachoeira Seca do Iriri, do povo Parakanã, que aguarda há anos a desintrusão de seu território e o fim do conflito com os invasores não indígenas.

Através de informações do site De Olho nas Terras Indígenas, é possível notar que a evolução do desmatamento em Marãiwatsédé não é novidade: cerca de 60% da área foi desmatada até o ano de 2009. Desse total, em torno de 40% da área já havia sido desmatada antes do ano 2000, o que indica um aumento de 20% entre 2000 e 2009. Veja no gráfico abaixo um ranking com as Terras Indígenas mais desmatadas na Amazônia Legal até 2009. Marãiwatsédé ostenta a primeira posição.

A presença não indígena na TI Marãiwatsédé é certamente o principal motivo do avanço do desmatamento sobre a área, devido às práticas de criação de gado, plantio de soja e extração de madeira de forma ilegal. Acompanhe nos vídeos abaixo os impactos da presença do homem branco em Marãiwatsédé.

Pecuária ilegal em terra xavante


Homem branco em Marãiwatsédé

Sobre

"Marãiwatsédé, terra dos xavante" é um especial multimídia que busca contextualizar e apresentar informações detalhadas sobre o processo de desintrusão da Terra Indígena Marãiwaisédé (MT), do povo Xavante.

Realização