Comunidade Xavante de Marãiwatsédé fala à sociedade brasileira

Fac-símile da carta da comunidade xavante de Marãiwatsédé

Na ECO92 começamos a lutar pela nossa terra de marãiwatsédé.

Nesse território, os ancestrais, nossos bisavós viviam encima da terra. Esse território é origem do povo de marãiwatsédé. nessa terra amada foi criado o povo de marãiwatsédé.

Agora a desintrusão já começou. os anciões esperam muito tempo para tirar os não-índios da terra. Sofreram muito. A vida inteira sofrendo, esperando tirar os fazendeiros grandes.

A lei federal , a constituição, as autoridades estão do nosso lado. As autoridades da força nacional, exército, polícia federal estão do nosso lado porque a presidente Dilma sabe que a terra é dos Xavantes de Marãiwatsédé agradecemos as autoridades e todas as entidades que nos apoiam nessa luta da verdade contra a mentira. A desintrusão é ótima.

Será que a terra é dos brancos? Será que os pais, os avós, os bisavós dos fazendeiros nasceram aqui? A gente sabe, a comunidade de marãiwatsédé sabe. Não nasceram! Quem sempre ocupou a terra foi o índio. O Xavante de marãiwatsédé hoje a comunidade espera tranqüila a desintrusão.

Quem ocupava a terra eram nossos pais, nossos avós, nossos bisavós, que nasceram aqui, cresceram aqui, fizeram festa para adolescente. lutaram muito, faziam ritual dentro do território de marãiwatsédé nem fazendeiro nem posseiro viviam aqui antes de 1960.

Era só índio os anciãos lembram, só tinham duas casas em São Félix do Araguaia. Quando fomos retirados para T.I. São Marcos já que criaram os munucípios e o nosso território foi destruído.

Quem destruiu, foi índio ou foi branco? A gente sabe mesmo, foi o branco que destruiu a floresta, essa não é a nossa vida. Nossa vida é preservar a terra, a natureza, os rios, os lagos. É assim que a gente vive. nosso povo respeita nossa mãe e nossa mãe é a natureza nos esperamos tranquilos a nossa vitória da nossa terra. dormimos tranquilos sonhamos bonito com a vitória da nossa terra.

Antes da retirada de nossa terra mataram muitos Xavantes. os fazendeiros daquele tempo e muito bandido. mataram com tiro. morreu Tseretemé, Tsercnhitomo, Tsitomowe, Pa'rada, Tseredzaró, tudo morto com tiro. Não vamos trair o espírito deles. Eles só foram tombados encima dessa terra. Será que os fazendeiros vão pagar indenização?

Quando o povo de marãiwatsédé morava aqui, quem apareceu primeiro foi Ariosto da Riva. Ele fez foto com o nosso povo. Ele enganou os Xavantes destruiu nossa terra. Não pediu para o povo Xavante se podia destruir a floresta. foi ele que fez invasão do nosso território. Os mais velhos lembram, o piloto dele era o Nelson. A comunidade Xavante de marãiwatsédé quer ter a terra de volta. Ela foi reduzida.

A diferença do Xavante de marãiwatsédé com os outros Xavantes é porque os Xavantes de marãiwatsédé está sempre preservando a floresta. Não é só o cerrado. A floresta (Amazônica) é principal para nossos bisavós que viviam aqui.

É a mata misteriosa que só os Xavantes de marãiwatsédé conheçam seus segredos. Por isso os antepassados sempre preservaram a floresta, por que ela é da nossa cultura.

Essa terra é a nossa origem. Os Xingu também protegia essa terra, os antepassados dos Kalapalo eram amigos dos antepassados dos Xavantes de marãiwatsédé.

Os animais, não podem sofrer mais com tanta destruição da natureza. Quando a terra foi devolvida para o nosso povo a floresta vai viver novamente. vai voltar animais e plantas. Nossa mãe vai ficar muito forte e muito bonita, como sempre foi. É assim que tem que ser.

Damião Paradzane
Cacique da aldeia Marãiwatsédé
08/12/2012

Sobre

"Marãiwatsédé, terra dos xavante" é um especial multimídia que busca contextualizar e apresentar informações detalhadas sobre o processo de desintrusão da Terra Indígena Marãiwaisédé (MT), do povo Xavante.

Realização